CRONOGRAMA
7ª ETAPA 13/08
8ª ETAPA 10/09
9ª ETAPA 01/10
10ª ETAPA 05/11
11ª ETAPA 03/12
CAMPEONATO DE KART BARRA DA TIJUCA
Regulamento:
01. Para toda a etapa será cobrada uma taxa de inscrição antecipada no valor de R$ 20,00 sendo que é vedada a devolução em caso de falta ou desistência.
02. Todos os pilotos, que se inscreverem, terão acesso a esse regulamento e passarão a reconhecer, acatar e respeitar todas as normas, bem como reconhecer e acatar a total soberania da direção de prova.
03. Ao se inscrever e participar desse evento, o piloto participante (ou seu responsável, para o caso de menores de 18 anos) isenta os organizadores do evento e kartódromo de qualquer responsabilidade por acidentes ocorridos dentro das dependências do Kartódromo do Meta Kart, durante o período de realização total da prova;
04. O piloto, ao se inscrever nessa competição, deverá preencher uma ficha com alguns dados pessoais para que a organização tenha condições de contatar em caso de necessidade.
05. Ao se inscrever o piloto autoriza a Organização do Evento a utilização e divulgação das imagens (fotos e vídeos) de suas participações no Campeonato Meta Kart, em nossas mídias digitais, ou qualquer forma de mídia que a Organização julgar conveniente;
06. Será terminantemente proibido, durante toda a prova, o uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico a ser instalado no kart. Está proibido também, qualquer tipo equipamento eletrônico de transmissão ou recepção de rádio de comunicação. O piloto flagrado será desclassificado da corrida;
07. Os karts a serem utilizados pelos pilotos e os reservas serão sorteados, a partir dos disponíveis para a corrida. O Kart sorteado para o piloto deverá ser utilizado durante a qualificação e a corrida. Caso algum kart inicialmente sorteado apresente problema, este será automaticamente substituído pelo primeiro kart reserva. Essa troca deverá respeitar a definição da fila de karts reservas, assim como a ordem de chegada ao box pelos pilotos interessados na troca. Após o início da classificação ou corrida a troca de kart estará facultada a qualquer piloto (não permitida a troca após a bandeirada do término da classificação exceto por motivo de quebra qual obrigará o piloto a largar de último). Os karts substituídos, após manutenção dos mecânicos, voltarão para última posição da fila de karts reservas.
08. Ficam previstas 4 categorias, sendo elas, Médio (85 kg), Pesado (100 kg), Força Livre e New Generation.
09. Durante a temporada serão formadas duas baterias da Força Livre, existindo a possibilidade de pilotos participarem das duas. A pontuação válida para o campeonato será a melhor conseguida.
10. O sorteio dos karts será feito com ou sem a presença dos pilotos inscritos na bateria.
11. O Campeonato será formado por onze etapas dividida em duas fases (1ª e 2ª fase), tendo um descarte obrigatório para cada uma. Ao final serão nomeados campeões, os pilotos com a maior soma de pontos considerando os descartes. Em caso de empate prevalecerá o maior número de vitórias, pontuação total (incluindo possíveis descartes), poles, voltas rápidas e segundos lugares. Permanecendo empate vale quem conseguiu o melhor resultado primeiro no campeonato.
12. A premiação das etapas será feita com medalhas personalizadas do evento aos três primeiros colocados de cada bateria e ao final da competição, os campeões, vices e terceiros colocados estarão sendo agraciados com troféus.
13. O piloto que conquistar a pole e o detentor da melhor volta de cada bateria estará recebendo uma pontuação bônus de um ponto para cada, exceto o piloto que correr as duas Força Livre.
14. O grid de largada será alinhado de forma convencional, utilizando as marcações da pista. A largada será autorizada pelo sistema disponível. No caso da falta, será na bandeira;
15. O peso mínimo do piloto com seu equipamento de corrida, mais lastro (caso haja) deverá ser obedecido de acordo com cada categoria. A pesagem oficial será feita ao final de cada bateria e os pilotos que não atingirem o mínimo estabelecido para cada categoria, serão reclassificados para a última posição. O mesmo poderá neste caso fazer três tentativas em sequencia e sempre valerá o maior peso registrado;
16. O kartódromo dispõe de lastros, mas a responsabilidade da colocação e uso afim de se atingir o peso mínimo estabelecido para a categoria, é do piloto;
17. Ao terminar a prova o piloto deverá se dirigir ao posto de pesagem. Os pilotos lastreados deverão levar consigo o lastro para a sua devida pesagem. Não existirá tolerância ao peso mínimo, seja ele qual for.
18. Apenas as pessoas autorizadas poderão estar na pista durante as corridas, tais como: organização, fiscalização, resgate e pessoas especialmente autorizados pela Organização do Evento;
19. Caberá ao Diretor de Prova optar pela interrupção da prova (bandeira vermelha), por qualquer motivo que coloque em risco a integridade dos pilotos e equipamentos. Nova largada será feita respeitando as posições físicas de pista no sistema de cronometragem, referente a volta anterior a interrupção da corrida. Neste caso as diferenças de tempo anteriores serão desconsideradas;
20. A direção de prova e fiscalização das baterias serão feitas pelo próprio Kartódromo. As decisões tomadas pelo diretor de prova serão soberanas e inquestionáveis;
21. Em hipótese alguma um piloto deverá dirigir-se de forma agressiva e/ou deseducada a qualquer fiscal do Kartódromo, diretor de prova ou qualquer outro piloto, estando sujeito a advertências disciplinares com a perda de pontos no campeonato ou até mesmo a exclusão sumária da corrida e/ou do campeonato. É importante ressaltar que os Fiscais são funcionários do kartódromo e estão em seu local de trabalho para nos proporcionar uma diversão honesta e sadia entre todos;
22. A punição do “stop & Go” pós corrida será no tempo de dez segundos;
23. As bandeiras de punições: Advertência, stop & Go e Desclassificação poderão ser aplicadas aos pilotos infratores, determinada pela direção de prova. As bandeiras não estão condicionadas umas às outras;
24. Ao ser agitada a bandeira azul, o piloto deverá abrir passagem imediatamente em local apropriado. O não cumprimento a esta norma poderá acarretar em punição a ser definida pela direção de prova;
25. Cada punição passa a ter um peso para perda de pontos no campeonato. Advertência de pista (1 ponto)/ stop and go (2 pontos)/ desclassificação e advertência disciplinar (3 pontos).
26. A bandeira vermelha, quando aplicada, os pilotos deverão diminuir imediatamente sua velocidade e buscar uma área para estacionar seu kart onde houver um fiscal e aguardar orientação.
27. Após iniciada a classificação, qualquer piloto participante perde o direito de devolução do valor, independentemente do número de voltas dadas, exceto por quebra e que não haja kart reserva.
28. Pilotos envolvidos em acidentes, que necessitem de resgate, deverão permanecer sentados em seu kart. Como procedimento de segurança, em hipótese alguma o piloto deverá levantar-se e sair de seu kart.
29. Será obedecido o resultado fornecido pelo sistema de cronometragem do kartódromo. Em caso de erro na cronometragem, a organização definirá a melhor forma de se resolver o problema.
30. Deverão ser respeitados os seguintes itens de boa conduta na pista e/ou dependências do kartódromo:
Os pilotos têm a obrigação de obedecer a quaisquer orientações e bandeiras dos fiscais de pista. O desrespeito a essas orientações poderá causar advertências/punições por parte da organização;
Não usar gestos, palavras de baixo calão e/ou qualquer atitude agressiva dentro e fora das pistas para pilotos, fiscais e/ou diretores. Brigas e discussões serão avaliadas de acordo com decisões da organização;
Estar pronto e posicionado na área do boxe (ou área similar determinada pelo kartódromo) antes do término da corrida que antecede a sua;
Não colocar o kart no meio da pista, nem fazer zigue-zague com o pretexto de defender posição. Não trafegar na contra mão nos boxes e/ou na pista, exceto para sair de uma situação de perigo;
Pede-se aos pilotos que não permaneçam em karts sem freio, pois existem situações de corridas em que, para a segurança do próprio piloto, demais companheiros de ricsa, os freios deverão estar funcionando. A falta de freios não será aceita como desculpa para justificar possíveis toques ou manobras ilícitas;
O piloto que, para defender posição ou por qualquer outro motivo, passe a pilotar de maneira incomum a uma pilotagem normal (tal como frear forte e subitamente, principalmente quando estiver à frente de uma sequência de vários karts) estará passível de sofrer punição da direção de prova. Sua manobra será classificada como "Direção Perigosa" ou "Atitude antidesportiva", cabendo inclusive sanções disciplinares;
31. Caberá à Organização do Evento decidir por incluir ou alterar itens neste documento, principalmente referentes a casos não previstos aqui;
32. A pontuação a ser adotada para o campeonato será a seguinte, havendo duas fases distintas. Na 1ª fase a pontuação é normal (da 1ª à 7ª etapa), e na 2ª fase a pontuação maior 50% (da 8ª à 11ª etapa) sendo pontuação dobrada na última. Obrigatório um descarte em cada fase:
1º lugar: 13/19,5/26
2º lugar: 11/16,5/22
3º lugar: 10/15/20
4º lugar: 9/13,5/18
5º lugar: 8/12/16
6º lugar: 7/10,5/14
7º lugar: 6/9/12
8º lugar em diante: 5/7,5/10
Pole position: 1 Ponto; (sem dobra)
Melhor volta: 1 Ponto; (sem dobra)
BOA SORTE A TODOS!